Neymar critica colocação de Raphinha na Bola de Ouro e dispara: 'Sacanagem demais'
Atacante do Santos sai em defesa do companheiro de seleção após o brasileiro ficar em quinta colocação na premiação
FUTEBOLA divulgação do ranking da Bola de Ouro 2025 segue repercutindo entre os principais nomes do futebol mundial. Desta vez, foi Neymar quem se manifestou publicamente sobre a posição de Raphinha, seu companheiro de seleção brasileira, no tradicional prêmio promovido pela revista francesa France Football.
Em resposta a uma publicação do influenciador Eduardo Semblano (do perfil Fui Clear), Neymar comentou: “Raphinha em quinto é sacanagem demais.”
Semblano havia compartilhado o top 10 da premiação com a legenda: “Falta de vergonha na cara isso. Há anos.”
Apesar de uma temporada altamente produtiva, Raphinha terminou atrás de nomes como Ousmane Dembélé, Lamine Yamal, Vitinha e Mohamed Salah. O brasileiro somou 34 gols e 25 assistências em 54 partidas, foi artilheiro da Champions League, e ainda conquistou La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha com o Barcelona.
Durante boa parte da temporada, o atacante chegou a ser apontado como um dos favoritos ao prêmio, mas perdeu força na reta final, principalmente com o crescimento de desempenho do PSG — que venceu a Liga dos Campeões — e de outros concorrentes diretos.
Além de Raphinha, outro brasileiro presente no ranking foi Vinicius Júnior, que havia sido vice-campeão em 2024, atrás apenas de Rodri (Manchester City), mas caiu para a 16ª posição nesta edição. O Real Madrid, clube de Vini Jr., teve desempenho discreto na temporada e conquistou apenas a Supercopa da Uefa, o que influenciou no resultado.
Essa queda reforça uma tendência recente: desde 2007, quando Kaká venceu a Bola de Ouro, o Brasil não conquista o troféu. Neymar, que já figurou entre os finalistas em seis ocasiões, com destaque para os terceiros lugares em 2015 e 2017, não aparece entre os dez primeiros desde 2021.
Como funciona a votação?
A Bola de Ouro é definida por uma votação feita por 100 jornalistas esportivos — um de cada país mais bem posicionado no ranking da Fifa. Os critérios levam em consideração desempenho individual, conquistas coletivas, espírito esportivo e classe técnica.
Apesar de seu desempenho expressivo, o posicionamento de Raphinha provocou críticas de torcedores, influenciadores e agora, também de astros como Neymar, o que reacende debates sobre critérios subjetivos e possíveis injustiças históricas na premiação.