Quem é Michel Alcoforado, autor que diz sentir "pena de rico"
Antropólogo se infiltrou no universo dos milionários brasileiros para escrever Coisa de rico e revelar os bastidores da elite
ENTENDAO antropólogo Michel Alcoforado, 39 anos, é autor de um dos livros mais comentados de 2025: Coisa de rico: A vida dos endinheirados brasileiros (Todavia). Lançada em agosto, a obra já ultrapassou 10 mil exemplares vendidos em apenas um mês.
O livro nasceu a partir de sua tese de doutorado na University of British Columbia, no Canadá, resultado de mais de 15 anos de pesquisa sobre os hábitos, crenças e estilos de vida dos multimilionários do país. Para ter acesso a esse universo, Alcoforado precisou criar contatos estratégicos, frequentar festas de alto padrão e até inventar uma secretária fictícia para ser aceito entre os mais ricos.
Com passagens como consultor de marcas globais — entre elas Nike, Coca-Cola, Meta, Kwai e McDonald’s —, ele também é colunista do UOL, comentarista da CBN, palestrante e apresentador do podcast É tudo culpa da cultura. Além disso, fundou o Grupo Consumoteca, hub de pesquisas e tendências de consumo voltado para a América Latina.
Ao falar sobre a obra em entrevista ao Estadão, o escritor destacou um traço curioso da elite brasileira:
“Nenhum rico sabe se é rico no Brasil. Os ricos compram o livro para confirmar se realmente são ricos, e os que não se veem assim compram para parecer mais ricos do que são.”
No livro, Alcoforado também expõe os desafios da desigualdade social e analisa o papel dos bilionários no futuro do Brasil.