Trump deve assinar acordo sobre TikTok até o fim da semana, diz Casa Branca
Governo dos EUA quer que controle do algoritmo da rede social fique com investidores americanos para proteger dados de usuários
ECONOMIAA secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (22) que o presidente Donald Trump deve assinar até o fim da semana o acordo que define o futuro do TikTok nos Estados Unidos. A medida visa transferir o controle do algoritmo da plataforma para um consórcio de investidores norte-americanos, com o objetivo de proteger os dados dos usuários do país.
A preocupação central da Casa Branca é a relação do TikTok com o governo da China. O aplicativo pertence à empresa chinesa ByteDance, e Washington teme o uso indevido de informações de cidadãos americanos.
Leavitt também detalhou parte da agenda de Trump durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, que acontece nesta semana em Nova York. O presidente norte-americano deve se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, além de encontros com os líderes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, da Argentina, Javier Milei, e da União Europeia, Ursula von der Leyen.
O governo americano ainda pretende realizar uma reunião multilateral sobre o Oriente Médio. Segundo a porta-voz, os detalhes — como data e participantes — ainda não foram definidos.