22 de setembro de 2025 - 14h00

Vinicius Júnior despenca para 16º lugar na Bola de Ouro após temporada irregular

Atacante brasileiro, que foi vice no prêmio anterior, não figura nem entre os 10 melhores do mundo em 2025

ESPORTE
Vini Jr. foi criticado pelos seus últimos desempenhos no Real Madrid. - Javier Soriano/ AFP

Vice-campeão na última edição da Bola de Ouro, Vinicius Júnior viveu uma queda brusca em 2025. O atacante do Real Madrid ficou apenas na 16ª colocação da tradicional premiação concedida pela revista France Football, cujo resultado parcial foi divulgado nesta segunda-feira (23), em Paris.

O prêmio leva em conta o desempenho entre 1º de agosto de 2024 e 2 de agosto de 2025. Nesse período, o jogador de 24 anos teve números expressivos — foram 24 gols e 16 assistências em 66 partidas por clube e seleção —, mas não manteve a regularidade nas fases decisivas da temporada.

Apesar de ter conquistado títulos como a Supercopa da Uefa e a Copa Intercontinental com o Real Madrid, Vini Jr. perdeu protagonismo sob o comando do técnico Xabi Alonso. Além disso, ficou de fora da última convocação da seleção brasileira feita por Carlo Ancelotti, o que também influenciou sua queda no ranking.

A imprensa espanhola chegou a afirmar que o brasileiro “retrocedeu cinco anos” em sua evolução. A crítica ganhou força especialmente após Jude Bellingham, seu companheiro de equipe, terminar apenas na 23ª posição da Bola de Ouro.

Outro brasileiro presente entre os 30 melhores é Raphinha, do Barcelona, que superou Vini Jr. na classificação final, embora sua posição exata ainda não tenha sido divulgada até o momento da publicação.

Mesmo em meio às críticas individuais, o Real Madrid segue bem no Campeonato Espanhol, liderando com 15 pontos. Vini Jr. permanece no elenco e terá nova chance de mostrar reação na terça-feira (24), contra o Levante, fora de casa.

Posições já reveladas da Bola de Ouro 2025: