Carlos Guilherme | 22 de setembro de 2025 - 11h50

Décimo terceiro antecipado dos servidores vai injetar R$ 300 milhões na economia de MS

Pagamento será feito entre os dias 23 e 24 de setembro

ECONOMIA
Salário cai nesta semana - (Foto: Divulgação)

O governo de Mato Grosso do Sul confirmou a antecipação da primeira parcela do 13º salário para servidores públicos estaduais. Os valores estarão disponíveis nas contas entre os dias 23 e 24 de setembro, beneficiando cerca de 82 mil pessoas, entre ativos e inativos.

A medida injeta cerca de R$ 300 milhões na economia local e deve movimentar diversos setores do comércio, principalmente às vésperas do Dia das Crianças.

Impacto direto no comércio - A antecipação do pagamento acontece em um momento estratégico para o varejo. Parte dos servidores deve usar o valor extra para compras imediatas, enquanto outra parcela pode destinar os recursos para quitar dívidas ou reforçar o orçamento doméstico.

Para a economista Regiane Dedé de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), a iniciativa tem dois efeitos positivos:
“Ajuda a impulsionar setores como vestuário, calçados, alimentação e lazer, além de permitir que muitos regularizem suas finanças, abrindo espaço para novas compras mais adiante”, explicou.

O presidente do IPF-MS e do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, avaliou a antecipação como uma medida que anima o comércio local.
“É um incentivo direto para que empresários se preparem para a demanda, especialmente em datas comemorativas. O poder de compra dos servidores influencia diretamente o desempenho do setor”, afirmou.

A antecipação do 13º contempla todos os servidores estaduais que, em 2025, receberam aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. A segunda parcela está programada para ser paga em dezembro.