Redação | 22 de setembro de 2025 - 11h35

Real Madrid mantém boicote e não vai à cerimônia da Bola de Ouro 2025

Clube espanhol segue fora do evento em Paris pelo segundo ano seguido após polêmica com derrota de Vinicius Jr. em 2024

BOLA DE OURO
Boicote do Real Madrid à Bola de Ouro se deu após episódio com Vini Jr. em 2024 - 9Foto: Manu Fernandez/AP)

Pelo segundo ano seguido, o Real Madrid decidiu não participar da cerimônia da Bola de Ouro, marcada para esta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. O clube espanhol segue em boicote à premiação organizada pela revista France Football desde que Vinicius Júnior foi preterido na disputa pelo troféu de melhor jogador do mundo em 2024.

Segundo o jornal As e confirmado por outros veículos como o Estadão, a ausência foi uma decisão institucional. Em 2024, a delegação merengue chegou a preparar a viagem à França com cerca de 50 pessoas, mas desistiu ao saber que Vinicius não seria o vencedor. Desde então, o clube considera a premiação como desrespeitosa e afirmou que “não irá onde não é respeitado”.

Neste ano, a postura se mantém. Nem o presidente Florentino Pérez nem representantes oficiais do clube estarão presentes. A participação de jogadores foi deixada a critério individual, mas, com o Real Madrid enfrentando o Levante na terça-feira (23) pelo Campeonato Espanhol, é improvável que os principais atletas viajem.

Florentino Pérez, ao centro, deve ser ausência na premiação da Bola de Ouro nesta segunda-feira

Apesar do boicote institucional, o clube conta com vários nomes entre os indicados. No masculino, Vinicius Jr., Jude Bellingham, Kylian Mbappé, Thibaut Courtois e Dean Huijsen foram lembrados nas categorias principais, mas devem seguir a orientação do clube e não comparecer. No feminino, Caroline Weir deve representar o Real Madrid, enquanto Linda Caicedo aparece como uma das favoritas ao Troféu Kopa, de melhor sub-21.

Na edição passada, mesmo com a ausência, o Real Madrid foi eleito melhor clube do mundo — mas não havia ninguém para receber o prêmio no palco.

A atitude gerou críticas, como a do técnico do Barcelona, Hansi Flick, que classificou a ausência como desrespeito. "É importante comparecer, demonstrar respeito aos vencedores, independentemente do resultado", afirmou em coletiva.

Desde que a Bola de Ouro foi criada, o Real Madrid teve oito vencedores: Di Stéfano, Kopa, Figo, Ronaldo Fenômeno, Cannavaro, Cristiano Ronaldo (quatro vezes), Luka Modric e Karim Benzema.

Se quiser, posso adaptar esse conteúdo para redes sociais ou criar uma linha do tempo dos vencedores do Real Madrid. Deseja isso?