Aline Bronzati, correspondente | 21 de setembro de 2025 - 20h20

Lula é recebido por protestos e apoiadores em Nova York

Presidente do Brasil chega à residência oficial na ONU; manifestantes contrários foram afastados pelo Serviço Secreto dos EUA

MUNDO
Lula é recebido por protestos e apoiadores em Nova York. - (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à sua hospedagem em Nova York, nos Estados Unidos, e foi recebido por grupos de manifestantes contrários e apoiadores. O Serviço Secreto americano afastou os contrários a cerca de 35 metros do local, garantindo segurança ao chefe de Estado.

Os manifestantes contrários, cerca de 20 pessoas, chegaram cerca de 20 minutos antes de Lula e gritavam frases como:

Também houve críticas pejorativas à primeira-dama, Janja.

Do outro lado, um pequeno grupo de três apoiadores do presidente exibiu cartazes com a mensagem “sem anistia”. Eles também foram posicionados de forma segura pelo Serviço Secreto, separados dos manifestantes contrários.

Lula está hospedado na residência do representante permanente do Brasil junto à ONU, o embaixador Sérgio Danese. O presidente não tem agenda prevista para esta segunda-feira, sendo o discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (23), seu compromisso mais importante.