Manifestação da esquerda na Paulista reúne 42 mil contra anistia e PEC da Blindagem
Ato supera últimas mobilizações da esquerda e se aproxima do público das manifestações bolsonaristas em setembro
MANIFESTAÇÃOA manifestação convocada por partidos e movimentos de esquerda contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado reuniu 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista neste domingo (21), de acordo com dados do Monitor do Debate Político do Cebrap e da ONG More in Common.
O número se aproxima do registrado na manifestação pró-anistia de 7 de setembro de 2025, organizada pelo pastor Silas Malafaia, que contou com 42,2 mil participantes. Esse evento marcou uma recuperação parcial da presença bolsonarista nas ruas, após a imposição de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em comparação, manifestações anteriores mostraram menor adesão: em junho, um ato de apoio a Bolsonaro reuniu apenas 12,4 mil pessoas, enquanto a última mobilização da esquerda no 7 de Setembro alcançou 8,8 mil participantes.
O levantamento do ato deste domingo indicou uma margem de erro de 12%, com público no pico estimado entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas. A contagem foi realizada a partir de fotos aéreas analisadas por software de inteligência artificial, garantindo precisão na estimativa do público presente.