Virginia Fonseca assume posto de rainha de bateria da Grande Rio e gera debate entre fãs de carnaval
Influenciadora substitui Paolla Oliveira e estreia em evento marcado por polêmicas, críticas e elogios
NOVA RAINHA DE BATERIAA influenciadora Virginia Fonseca foi oficialmente coroada como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio neste sábado (20), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença de Paolla Oliveira, que deixou o posto após anos à frente da escola. A transição, no entanto, não passou despercebida: dividiu opiniões dentro da quadra e gerou uma enxurrada de comentários nas redes sociais.
Desde que o nome de Virginia foi anunciado pela agremiação em maio, a escolha vem sendo alvo de críticas. A influenciadora chegou a ser ironizada pelo quadro humorístico Isso a Globo Não Mostra, do Fantástico, que a chamou de “rainha de BETeria”, em referência às casas de apostas. A menção repercutiu ainda mais porque ela prestou depoimento como testemunha na CPI das Bets, no mesmo período.
Outro ponto que chamou atenção durante o evento foi a presença do logotipo da Wepink, marca de cosméticos de Virginia, exibido ao lado do símbolo da escola. A ação foi criticada por parte do público, que considerou a exposição maior do que a da própria Grande Rio. “O nome da marca maior que o da agremiação”, escreveu um usuário no X, antigo Twitter.
Na quadra da Grande Rio, a reação do público foi mista. Enquanto Virginia se apresentava sambando, parte da plateia puxou gritos de “Fica, Paolla”, em apoio à atriz que deixou o posto. Nas redes, comentários também se dividiram entre críticas e elogios.
“Uma rainha de bateria precisa ter samba no pé, carisma e ligação com a escola. E, infelizmente, isso não aconteceu”, comentou uma internauta. Já uma fã defendeu a influenciadora: “Foi a primeira vez dela nesse universo. Achei que ela arrasou e até o carnaval vai mostrar evolução”.
Virginia não é a única figura digital a conquistar espaço no carnaval carioca. Em setembro, o Salgueiro anunciou GKay como musa da escola para 2026. Já Mileide Mihaile assumiu o posto de rainha de bateria da Unidos da Tijuca, substituindo Lexa. Outras influenciadoras como Andressa Urach, Monique Rizzeto e Rayane Figliuzzi também estão confirmadas para atravessar a Sapucaí no próximo desfile.
Além da coroação, a Grande Rio apresentou o samba-enredo que levará à Marquês de Sapucaí em 2026. A obra de Ailson Picanço, Marquinho Paloma, Davison Wendel, Xande Pieroni e Marcelo Moraes embalará o enredo A Nação do Mangue, assinado pelo carnavalesco Antônio Gonzaga, que celebrará o movimento cultural Manguebeat, nascido em Recife (PE).