Christine Lagarde diz que incertezas econômicas persistem mesmo após acordo entre UE e EUA
Presidente do BCE afirma que inflação está sob controle, mas alerta para cenário global ainda instável
ECONOMIA INTERNACIONALA presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou neste sábado (20) que as perspectivas econômicas da União Europeia ainda enfrentam incertezas, mesmo após o recente acordo comercial fechado com os Estados Unidos. A declaração foi dada em entrevista à emissora dinamarquesa DRTV.
Segundo Lagarde, o pacto reduziu pela metade o nível de incerteza, mas não eliminou os riscos. “O nível de incerteza foi reduzido em cerca de 50% e isso é uma melhoria significativa em relação a onde estávamos. Mas ainda temos incertezas e todos temos de lidar com isso”, destacou.
A dirigente voltou a defender que o BCE atingiu sua meta de controlar os preços na zona do euro. “As taxas de juros devem ter como alvo um nível de inflação, que nós almejamos, e que agora alcançamos”, disse.
Na última semana, Lagarde já havia reforçado que o banco central europeu conseguiu estabilizar a inflação, após sucessivos aumentos nas taxas de juros desde 2022.
Apesar do otimismo moderado, Lagarde ressaltou que o cenário internacional segue complexo, marcado por tensões comerciais, volatilidade nos mercados de energia e efeitos das guerras em curso.
O BCE, segundo ela, continuará monitorando de perto os indicadores econômicos para avaliar possíveis ajustes na política monetária.