Bruna Rocha | 20 de setembro de 2025 - 12h15

Ciro Nogueira sinaliza apoio a projeto que reduz penas de envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Senador do PP indica que anistia ampla perde espaço e defende proposta de dosimetria das condenações

POLÍTICA
Presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e atual presidente nacional do Progressistas, indicou que pode apoiar o projeto de lei que prevê a redução das penas aplicadas aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. A posição enfraquece a tese da anistia ampla, geral e irrestrita defendida por parte da base bolsonarista.

O aceno foi feito em vídeo publicado nas redes sociais pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator da proposta. Até recentemente favorável à anistia total, Ciro passou a falar em dosimetria de penas como alternativa.

No registro, gravado após encontro com Paulinho e o ex-presidente Michel Temer, o senador explicou sua visão.
“Vim falar um pouco do que a gente está pensando: um projeto que possa anistiar as pessoas... não é bem anistiar, mas diminuir a pena das pessoas”, afirmou.

Ciro também defendeu que o Congresso volte a priorizar pautas ligadas ao dia a dia da população. “Nós temos que cuidar mesmo, Paulinho, da segurança, da saúde e da educação das pessoas. Essa é a nossa missão”, destacou.