Reforma agrária em debate reúne autoridades e movimentos sociais em Campo Grande
Seminário terá presença de Simone Tebet e deve marcar anúncio de investimentos em comunidades rurais e quilombolas
DIRETO DO GABINETEA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande, será palco na próxima segunda-feira (22) de um amplo debate sobre os rumos da reforma agrária no país. O seminário Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável vai reunir autoridades federais, parlamentares e movimentos sociais, com atividades durante todo o dia.
A iniciativa é do deputado estadual Zeca do PT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Casa. Entre os convidados de destaque estão a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, e o presidente do Incra, César Aldrighi.
A programação começa às 8h, no plenário Júlio Maia, com a entrega de Títulos de Domínio (TDs) a famílias assentadas em Sidrolândia, Nioaque e Campo Grande, além de Contratos de Concessão de Uso (CCUs) em Dois Irmãos do Buriti. Também serão assinados contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para famílias da Fazenda Três Meninas, somando investimentos de R$ 3,8 milhões.
Ainda no período da manhã, o governo fará o pagamento do programa Fomento Mulher e lançará o Condomínio Quilombola Tia Eva, projeto de R$ 32 milhões que busca fortalecer políticas de inclusão e reconhecimento das comunidades tradicionais do estado.
Outro momento simbólico será a assinatura dos Selos Quilombos do Brasil e Indígena do Brasil, a serem entregues a lideranças do Quilombo Buriti, em Campo Grande, e da Aldeia 10 de Maio, em Sidrolândia.
No período da tarde, a partir das 13h30, o seminário segue no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, também na ALEMS. A programação inclui mesas-redondas sobre perspectivas da reforma agrária, demanda social por terras em Mato Grosso do Sul e as metas do Incra para obtenção de áreas até 2026.
Os debates contarão com a participação de lideranças de diferentes movimentos, entre eles MST, MSTB, Fetraf-MS, CUT-MS, CTB-MS, entre outros. A expectativa é de que as discussões resultem em encaminhamentos práticos sobre políticas fundiárias e inclusão produtiva no estado.
Serviço
- O que: Seminário Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável
- Quando: Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
- Onde: Manhã no Plenário Júlio Maia e tarde no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, ambos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Parque dos Poderes – Campo Grande)