Fernanda Kintschner | 19 de setembro de 2025 - 10h30

Assembleia de MS terá semana com seminário da reforma agrária, homenagens e debates sobre saúde

Programação entre 22 e 26 de setembro inclui seminários, sessões solenes, votações e palestras ligadas a campanhas como Setembro Verde e Setembro Amarelo

AGENDA DA ALEMS
Eventos na Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa - (Foto: Wagner Guimarães)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) terá uma semana movimentada entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, com destaque para debates sobre reforma agrária, saúde, direitos sociais e homenagens. Todos os eventos são abertos ao público e à imprensa, com transmissão pela TV e Rádio ALEMS, além das redes sociais da Casa de Leis.

A programação começa na segunda-feira (22) com o Seminário Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável, a partir das 8h, no Plenário Júlio Maia. O evento é uma proposição do deputado Zeca do PT e terá lançamento do Condomínio Quilombola Tia Eva, entrega de títulos de domínio em Sidrolândia e Campo Grande e anúncios ligados ao projeto Fomento Mulher.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra, estão entre os convidados.

Na parte da tarde, às 14h, o Plenarinho recebe uma reunião com Movimentos Sociais de Luta pela Reforma Agrária, também com participação da bancada do PT, Incra e MDA.

No mesmo horário, a Escola do Legislativo promove mais uma aula do Curso de Libras, voltado a servidores, na Sala Multiuso.

À noite, às 19h, o Plenário Júlio Maia será palco da sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Amigo do Transplante, em referência à campanha Setembro Verde. A iniciativa é do deputado Renato Câmara (MDB).

No dia 23, os deputados retomam a votação da Ordem do Dia em sessão plenária às 9h.

À noite, às 19h, ocorre a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito da Juventude Anderson Barão e Luiz Torchetti, em comemoração à Semana da Juventude, instituída pela Lei nº 3.748/2009. A proposição é do deputado Roberto Hashioka (União Brasil).

A quarta-feira (24) começa com a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) às 8h, seguida da sessão plenária às 9h.

Às 14h, o Plenarinho Nelito Câmara recebe a Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, por proposição da deputada Lia Nogueira (PSDB), para discutir políticas públicas contra a violência sofrida por médicos e enfermeiros.

Na quinta-feira (25), a sessão plenária começa às 9h com a votação da Ordem do Dia.

No período da tarde, será realizada a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul, proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), que também coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

A semana se encerra na sexta-feira (26), às 10h, com a palestra “Escutando o Sofrimento como Prevenção ao Suicídio”, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento será conduzido pela Escola do Legislativo, na Sala Multiuso, e é voltado a servidores da Casa.

Serviço

A ALEMS está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9, Parque dos Poderes, em Campo Grande. Todos os eventos terão cobertura no Portal da ALEMS e transmissões ao vivo pela TV ALEMS (canal 7.2 e Claro NET 9), Rádio ALEMS (FM 105.5), Facebook e YouTube oficiais.