19 de setembro de 2025 - 07h05

Flamengo vence Estudiantes no Maracanã, mas desperdiça chance de abrir boa vantagem na Libertadores

Com gols de Pedro e Varela nos primeiros minutos, rubro-negro domina, mas leva gol no fim e vai à Argentina com vantagem apertada

ESPORTE
Flamengo larga na frente com vitória sobre Estudiantes na Libertadores - (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)

O Flamengo começou em ritmo avassalador e abriu 2 a 0 em apenas oito minutos, mas desperdiçou diversas chances e acabou sofrendo um gol no fim, vencendo o Estudiantes por apenas 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, nesta quinta-feira (18), no Maracanã. Com o resultado, o time carioca vai a La Plata, na próxima semana, precisando de um empate para avançar à semifinal.

Pedro abriu o placar com apenas 15 segundos de jogo, no que pode ter sido um dos gols mais rápidos da história do estádio. Pouco depois, Varela ampliou com um lindo voleio, resultado de uma pressão intensa nos minutos iniciais. Apesar do domínio e de várias oportunidades, o Flamengo não conseguiu ampliar a vantagem.

O time argentino, experiente e multicampeão da Libertadores, se manteve vivo no confronto. Mesmo sendo dominado por boa parte da partida, aproveitou a expulsão polêmica de Plata no segundo tempo para reagir. Nos minutos finais, Carrillo descontou, deixando o confronto em aberto para a volta.

Empurrado por mais de 71 mil torcedores e embalado por um mosaico emocionante, o Flamengo entrou em campo disposto a resolver o jogo cedo. Com apenas 15 segundos, Pedro recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e mandou para o fundo das redes.

O segundo gol veio aos oito minutos, em jogada que começou pela direita. Após pressão alta, Varela acertou um voleio preciso e aumentou o placar para 2 a 0, levando o Maracanã ao delírio.

Com o Estudiantes atordoado e sem conseguir sair do campo defensivo, o Flamengo teve chances claras de ampliar ainda no primeiro tempo. Pedro, novamente, quase marcou um golaço após drible no zagueiro, mas o goleiro Muslera evitou o terceiro.

Depois de um primeiro tempo de ampla superioridade rubro-negra, os argentinos tentaram equilibrar o jogo com toques cadenciados. A estratégia de posse de bola deu resultado, e o Estudiantes conseguiu segurar o ímpeto flamenguista até o intervalo.

Na etapa final, o Flamengo continuou pressionando, mas não teve a mesma efetividade. O técnico Filipe Luís fez mudanças ofensivas, colocando Bruno Henrique e Luiz Araújo, na tentativa de retomar o ritmo inicial. No entanto, a expulsão de Plata, contestada pelo banco e pela torcida, mudou o rumo da partida.

Com um a mais, o Estudiantes cresceu e passou a incomodar mais. Aos 45 minutos do segundo tempo, Carrillo aproveitou bobeira defensiva e marcou o gol que mantém a equipe argentina viva no confronto.

A partida de volta acontece na próxima semana, em La Plata, na Argentina. Com o triunfo por 2 a 1 no Maracanã, o Flamengo joga pelo empate para avançar à semifinal da Libertadores. Uma vitória simples do Estudiantes por 1 a 0 classifica os argentinos pelo critério do gol fora de casa.

Apesar da vitória, o resultado deixa um gosto amargo para o rubro-negro, que dominou o jogo e teve chances claras de liquidar a fatura ainda no Rio. Agora, terá que lidar com a pressão da torcida adversária em um estádio sempre difícil.