Secretário dos EUA chama julgamento de Bolsonaro de 'farsa política' e critica STF
Embaixador Christopher Landau questiona imparcialidade do processo e diz que EUA não se intimidarão com ameaças judiciais
RELAÇÕES INTERNACIONAISO secretário adjunto de Estado dos Estados Unidos, embaixador Christopher Landau, voltou a fazer duras críticas ao processo judicial que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Em publicação feita nesta quarta-feira (17) na rede social X (antigo Twitter), Landau classificou a ação como uma “farsa política” e criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta parcialidade.
A declaração foi feita após reportagem da Folha de S.Paulo, que mencionou — sem citar nomes — que ministros do STF teriam dito que o presidente dos EUA, Donald Trump, pode “levar Bolsonaro para a Papuda”, caso aumentem as sanções contra o Brasil por parte do governo norte-americano.
“Se essa reportagem for verdadeira, isso apenas confirma que todo o processo 'judicial' em andamento no Brasil é uma farsa política”, escreveu Landau. Ele acrescentou que “aqueles que afirmam estar seguindo o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu criminal em razão da resposta de uma terceira parte à sua decisão”.
Apoio político à defesa de Bolsonaro
Landau ainda afirmou que os Estados Unidos responderão às supostas ameaças judiciais com firmeza, em apoio ao ex-presidente brasileiro. “Como Trump e o secretário de Estado Marco Rubio destacaram, os EUA responderão de acordo com essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”, concluiu.
A publicação reforça o alinhamento político entre o bolsonarismo e a ala conservadora do Partido Republicano dos EUA, especialmente nomes como Trump e Rubio, que já se manifestaram publicamente contra a condenação de Bolsonaro.
Críticas anteriores ao STF
Essa não é a primeira vez que o embaixador critica o judiciário brasileiro. Na semana passada, logo após a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão pela Primeira Turma do STF, Christopher Landau afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos estava no “ponto mais sombrio em dois séculos”.
Ele também acusou diretamente o ministro Alexandre de Moraes de “destruir o Estado de Direito” no Brasil, em mais uma publicação feita em seu perfil oficial na rede X.