Filme 'O Agente Secreto' é aposta para cinco categorias no Oscar 2026
Longa de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, representa o Brasil e pode disputar Melhor Filme, Diretor e Roteiro Original
CINEMA NACIONALO cinema brasileiro voltou ao radar do Oscar. A revista americana The Hollywood Reporter atualizou nesta semana sua tradicional lista de apostas para a edição de 2026 da premiação e incluiu O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, entre os possíveis indicados em cinco categorias principais.
Segundo o colunista e especialista Scott Feinberg, o longa é forte candidato nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.
A previsão de Feinberg veio dias após a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais confirmar O Agente Secreto como o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A cerimônia de premiação será realizada em 2026.
Além das cinco categorias principais, a publicação menciona Tânia Maria, de 78 anos, como uma possibilidade remota na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
O filme Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, também aparece na lista como um dos favoritos para disputar o Oscar de Melhor Documentário.
Se confirmadas, as indicações colocariam o Brasil novamente em destaque na maior premiação do cinema mundial. A última indicação brasileira ao Oscar de Melhor Filme Internacional foi com O Que é Isso, Companheiro?, em 1998.