Caminhada em Campo Grande promove conscientização sobre doação de órgãos
A 2ª edição do evento acontece no próximo domingo (21) no Parque dos Poderes, com foco na solidariedade e no incentivo à vida
DOAÇÃO DE ÓRGÃOSCampo Grande recebe neste domingo (21), a partir das 8h, a 2ª Caminhada Passos pela Vida – Juntos pela Doação de Órgãos e Tecidos. O ponto de encontro será o espaço de Múltiplo Uso Arquiteta Zuleide Simabuco Higa, no Parque dos Poderes. A ação integra a campanha “Setembro Verde”, dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
A caminhada faz parte da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, instituída pela Lei nº 5.410/2019, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB). A semana é celebrada anualmente de 21 a 27 de setembro em Mato Grosso do Sul.
Para o deputado Renato Câmara, a caminhada é mais do que um ato simbólico — é um convite ao diálogo entre famílias e à solidariedade. “Um coração pode voltar a bater, um olhar pode voltar a enxergar. A decisão de doar transforma a dor em esperança e pode salvar vidas. Ser doador é um gesto que precisa ser conhecido e respeitado pela família”, afirmou.
O parlamentar reforça que a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância de expressar em vida a vontade de ser doador e conversar sobre o tema com os familiares.
Em sua segunda edição, o evento deve reunir representantes de instituições de saúde, autoridades públicas e membros da sociedade civil. A caminhada representa um momento de união em prol da vida, destacando que órgãos e tecidos de uma única pessoa podem beneficiar diversos pacientes que aguardam por um transplante.
Ao lembrar da importância da causa, os organizadores esperam ampliar o debate sobre a doação, que ainda encontra resistência por falta de informação e diálogo familiar.