Gustavo Côrtes | 16 de setembro de 2025 - 20h15

Flávio Bolsonaro diz que ex-presidente sofreu falta de ar e pede pausa a Moraes

Crise de soluços e vômito forçaram Jair Bolsonaro a receber atendimento médico em hospital de Brasília

SAÚDE DO EX-PRESIDENTE
O senador Flávio Bolsonaro conversa sobre o estado do pai em frente ao hospital DF Star em Brasília na tarde desta terça-feira 16. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16), após sofrer uma crise de soluços que evoluiu para falta de ar e vômito intenso. A internação deve durar a noite, sob observação médica.

Segundo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os soluços, consequência de cirurgia realizada após a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018, têm se intensificado nos últimos dias. “Ele ficou com falta de ar por quase 10 segundos, porque o diafragma travou devido aos soluços”, relatou o parlamentar.

Flávio atribuiu o mal-estar à recente condenação do ex-presidente pelo STF a 27 anos de prisão, por planejamento de golpe de Estado. O senador pediu trégua ao ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “terrorista” e afirmando que Bolsonaro reage à tensão constante de forma normal por se considerar inocente.

Após o episódio, Bolsonaro vomitou, sendo levado imediatamente ao hospital. “Foi um vômito a jato, que expeliu o que estava obstruindo o aparelho digestivo dele”, descreveu Flávio Bolsonaro.

O ex-presidente chegou ao hospital acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Lá, recebeu soro intravenoso, passou por exames, se alimentou e foi orientado pela equipe médica a não ingerir alimentos sólidos por enquanto.