Flávia Said | 16 de setembro de 2025 - 17h30

Metade dos brasileiros das classes A, B e C tem dívidas no cartão de crédito, aponta pesquisa

Estudo revela que maioria não consegue poupar e se preocupa com futuro financeiro

ECONOMIA PESSOAL
Cartão de crédito é a principal fonte de dívidas para metade dos brasileiros das classes A, B e C. - Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Metade (51%) dos brasileiros das classes A, B e C tem dívidas no cartão de crédito, segundo a pesquisa “A relação dos brasileiros com dinheiro”, realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

O levantamento mostra ainda que:

28% têm empréstimos pessoais;

17% financiam imóveis ou veículos;

8% utilizam o cheque especial;

2% têm outros tipos de dívidas.

O cartão de crédito pesa mais entre jovens de 25 a 40 anos (66%) e moradores do Nordeste (58%). Já os empréstimos pessoais são mais comuns entre pessoas com mais de 60 anos (44%).

A pesquisa indica que 44% dos endividados têm débitos que comprometem mais de um mês de renda, índice que chega a 58% entre os mais velhos.

Preocupação com o futuro

Mais da metade (63%) dos entrevistados disseram estar preocupados com dinheiro para o futuro, sendo 35% “muito preocupados”. Apenas 2% afirmaram não ter nenhuma preocupação financeira.

Poupança quase inexistente

Outro dado preocupante: 64% não conseguem poupar ou atrasam contas.

48% pagam todas as contas, mas não sobra dinheiro;

11% precisam pedir ajuda ou empréstimos;

5% deixam contas para o mês seguinte.

“Esses brasileiros se tornam mais vulneráveis a imprevistos e mais distantes de construir um futuro financeiro sólido”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

A dificuldade em poupar é mais comum entre os jovens (55%), moradores do Sudeste (53%) e pessoas com até ensino médio (51%).

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.010 pessoas das classes A, B e C, em formato virtual, entre 8 e 9 de agosto, em todo o país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.