Redação | 16 de setembro de 2025 - 16h32

Medalha Haguemo Tomonaga eterniza contribuições de famílias japonesas na Capital

Sessão solene na Câmara de Campo Grande homenageia 32 pessoas e reforça legado de disciplina, trabalho e educação trazido pelos imigrantes

LEGADO JAPONÊS
Apresentação de taiko abriu a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Comunidade Japonesa, na Câmara Municipal de Campo Grande - Foto: Izaias Medeiros/Câmara de CG

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, na noite de segunda-feira (16), a Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Haguemo Tomonaga”, em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. A homenagem reuniu autoridades, descendentes e representantes de entidades, destacando a trajetória da imigração japonesa e sua contribuição para o desenvolvimento da Capital.

Foram 32 homenageados escolhidos pelo trabalho e dedicação em diferentes áreas, reforçando o papel da comunidade japonesa na economia, na cultura e no fortalecimento social. O vereador André Salineiro, proponente da sessão, ressaltou: “É uma honra conceder essa homenagem pelo carinho e respeito que a comunidade japonesa tem em nosso município, desde os primeiros imigrantes até hoje”.

Em nome dos agraciados, Tadashi Gabriel Nishihira Katsuren lembrou o esforço das gerações que se estabeleceram em Campo Grande. “Esta solenidade é reflexo do peso da comunidade japonesa, do esforço dos nossos pais, avós e bisavós que escolheram esta cidade como lar”, afirmou.

Durante a cerimônia, também foram lembrados marcos históricos, como a fundação da Escola Visconde de Cairu em 1918, voltada inicialmente ao ensino da língua japonesa. Para Jorge Gonda, vice-presidente da Associação Nipo-Brasileira, a valorização da educação sempre foi prioridade. “A gente agradece esse legado dos nossos antepassados, a importância da educação”, disse.

Glaucio Hashimoto, presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, destacou os 111 anos da presença japonesa em Campo Grande e a importância da integração social e esportiva. Já Eduardo Kanashiro, presidente da Associação Okinawa, lembrou o Tratado de Amizade Brasil-Japão, que completa 130 anos em 2025, e o papel dos pioneiros que superaram barreiras de idioma, cultura e clima.

A presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, Maria Leny Adania de Sylos, reforçou valores transmitidos ao longo das gerações: respeito, resiliência e disciplina. “Com esses exemplos, os descendentes puderam transformar dificuldades em superações e deixar heranças de garra e dedicação”, afirmou.

O promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa lembrou sua formação na Escola Visconde de Cairu: “Todos fizeram sua parte na construção de Campo Grande, com valores de trabalho e honestidade. Isso nos dá esperança de vivermos em uma terra abençoada.”

Também homenageada, a secretária municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, destacou o legado da imigração. “Trouxemos contribuições para a agricultura, a cultura e as tradições, sempre com disciplina e lealdade”, afirmou.

A sessão foi aberta com apresentações culturais do Grupo Sakura e Raiden Daiko.

A Medalha Haguemo Tomonaga homenageia o médico e ex-vereador que dá nome à honraria, autor da lei que instituiu o Dia da Comunidade Japonesa em Campo Grande.

Vereador que concedeu Homenageado Ana Portela Sebastião Sasaki Beto Avelar Márcia Helena Hokama Carlão Adriana Keiko Hayafuji Dr. Jamal Márcia Shimabukuro Teruya Dr. Lívio Anderson Hiroshi Pereira Kohakura Flávio Cabo Almi Eliza Goya Kohatsu Herculano Borges Paulo Cícero Hokama Jean Ferreira Nadia Ayumi Arakaki Landmark Lucas Miyahira dos Santos Leinha João Alexsandro Miyashiro Luiza Ribeiro Luiz Katsuren e Nidia Cristiane Yoshida Maicon Nogueira Marisa Hidemi Tanaka Pereira Otávio Trad Bruno de Carvalho Sone Tamaciro Prof. Juari Marcelo Yukio Misutsu Prof. Riverton Roberto Higa Ronilço Guerreiro Silvia Iwamizu Tada Silvio Pitu Luciano Teruhiko Tomioka André Salineiro Marly Arakaki Martins, Mara Regina Okumura Bagini, Carlos Gilberto Katsuyosi Arakaki, Mariane Miyashiro Tobaru Yamasaki, Suzuko Joboji, Tadashi Gabriel Nishihira Katsuren, Nilza Yaeko Shirado Shiroma, Lindolfo Kenji Mise, Hamilton Akira Kanayama, Milton Seidin Kian, Wilson Nobuyuki Igi, Mauricio Koji Saito, Bryan Seiti Inoue e Mara Regina Okumura