Redação | 16 de setembro de 2025 - 16h23

Novo pacote de leis quer punir abandono de terrenos baldios em Campo Grande

Proposta busca responsabilizar proprietários que deixam áreas sem manutenção, usadas como lixões e focos de mosquito

URBANISMO
Em reunião com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ademar Silva Júnior, vereadores também discutiram a modernização do PRODES e ações para fortalecer o comércio da região central. - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Campo Grande discute a criação de novas leis para punir donos de terrenos baldios abandonados na cidade. A medida foi tema de reunião nesta terça-feira (16) entre a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Ademar Silva Júnior.

Segundo os vereadores, os terrenos sem cuidados se transformam em focos de mosquito da dengue, pontos de descarte irregular de lixo e até ameaça à segurança dos bairros. A ideia é criar regras mais rígidas para notificação e penalização de proprietários que descumprirem a lei.

Além desse tema, a reunião tratou da modernização do PRODES (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) e de ações para fortalecer o comércio da região central.

“Precisamos dialogar e encontrar soluções em conjunto. Por isso trouxemos a equipe técnica da Secretaria para ouvir os vereadores e apresentar caminhos”, disse o secretário Ademar Silva Júnior.

O presidente da comissão, vereador Ronilço Guerreiro, destacou a importância da iniciativa: “Foram debatidos temas como o PRODES, o IPTU e a lei de ruídos. Este é o espaço para buscar soluções e acompanhar os encaminhamentos.”

O pacote de medidas deverá ser analisado e votado pela Câmara antes de entrar em vigor.