Da Redação | 16 de setembro de 2025 - 16h25

Maracaju lidera produção de soja em MS com mais de 1,5 milhão de toneladas na safra 2024/2025

Município manteve alto desempenho com média de 72 sacas por hectare; dados são do projeto SIGA-MS, que usa tecnologia por satélite para monitorar lavouras

BONS RESULTADOS
Maracaju se destaca na produção de soja e lidera ranking estadual na safra 2024/2025, com mais de 1,5 milhão de toneladas - (Fotos: arquivo da Aprosoja/MS)

Maracaju, a 160 km de Campo Grande, confirmou mais uma vez sua força no campo e liderou a produção de soja no estado na safra 2024/2025. Com uma área cultivada de 353 mil hectares, o município colheu cerca de 1,52 milhão de toneladas do grão, com média de produtividade de 72,06 sacas por hectare.

Os dados são do SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), desenvolvido pela Aprosoja/MS, que monitora lavouras por imagens de satélite e validações em campo. O levantamento apontou que, além do clima favorável, o desempenho é resultado direto da tecnologia adotada pelos produtores e do investimento em manejo eficiente.

Em segundo lugar no ranking estadual aparece Ponta Porã, com produção de 1,03 milhão de toneladas, média de 49,70 sacas por hectare e área plantada de 348 mil hectares.

De acordo com Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS, o sistema SIGA-MS é o mais preciso do país por aliar monitoramento via satélite a visitas técnicas. “Essa metodologia garante informações muito próximas da realidade das lavouras. Isso dá segurança para o agricultor e também para o mercado”, explica.

Enquanto o IBGE trabalha com levantamentos baseados em entrevistas e estimativas mensais, o SIGA-MS utiliza tecnologia de ponta para estimar a produção real, o que tem colocado Mato Grosso do Sul como referência no uso de dados para o agronegócio.