Oposição diz ter acordo para pautar urgência da anistia aos condenados do 8 de Janeiro
Tenente-coronel Zucco afirmou que votação pode ocorrer já nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados
POLÍTICAO líder da Oposição na Câmara, Tenente-coronel Zucco (PL-RS), declarou nesta terça-feira (16) que há um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para colocar em votação nesta quarta-feira (17) o requerimento de urgência da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A fala foi feita em entrevista coletiva, após reunião de líderes partidários na residência oficial de Motta.
“Acordado com a presidência, amanhã será pautada a urgência da anistia. Já estamos trabalhando, também com o líder Sóstenes [Cavalcante], um texto, visto que todos nós assistimos, na semana passada, na nossa visão, um teatro”, disse Zucco, em referência à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal.
Votação e mérito
Segundo o deputado, o plano da oposição é aprovar a urgência ainda nesta quarta-feira e, em seguida, discutir o mérito do projeto.
“Pode ter certeza que nós vamos pautar a urgência da anistia, aprovar a urgência da anistia, e depois, na sequência, o mérito”, reforçou Zucco.
Mudança na liderança da Minoria
No mesmo dia, líderes da oposição confirmaram a indicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para assumir a liderança da Minoria na Câmara, em substituição à deputada Caroline de Toni (PL-SC), que passa a ocupar o posto de vice-líder.