Cícero Cotrim | 16 de setembro de 2025 - 11h25

Tebet celebra queda do desemprego e recordes no mercado de trabalho: "Superamos expectativas"

Ministra do Planejamento destaca melhora histórica nos índices de ocupação e renda divulgados pelo IBGE, com desemprego em 5,6%, o menor da série

ECONOMIA
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet se reuniu nesta manhã com o Governo de Mato Grosso do Sul e anunciou o reforço financeiro para o combate ao fogo no Pantanal - Foto: Lula Marques/Agencia Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comemorou os resultados positivos do mercado de trabalho divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (16). Segundo ela, os números superaram as expectativas e confirmam a recuperação da economia brasileira. “Superamos expectativas do mercado e vamos consolidando crescimento no emprego e na renda!”, publicou Tebet em sua conta no X (antigo Twitter).

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor patamar desde o início da série histórica da Pnad Contínua. O índice veio abaixo da mediana das projeções de mercado, que estimava 5,7%.

Além da queda na taxa de desemprego, Tebet destacou outros indicadores importantes: o número de pessoas ocupadas atingiu 102,4 milhões, e o nível de ocupação ficou em 58,8%, ambos recordes históricos. A massa de rendimento real habitual chegou a R$ 352,3 bilhões, também no maior patamar já registrado.

Os dados mostram um avanço consistente no mercado de trabalho, com crescimento da ocupação formal e aumento da renda média, que atingiu R$ 3.484 — alta de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado reforça a avaliação do governo de que a economia está em trajetória de retomada, com impacto direto na geração de empregos e no poder de compra da população.