Redação E+ | 16 de setembro de 2025 - 11h10

Morte de Robert Redford aos 89 anos gera comoção entre artistas e escritores

Ícone do cinema, ator e diretor foi lembrado por Stephen King, Marlee Matlin, Rosie O'Donnell e personalidades brasileiras.

CULTURA
Morre, aos 89 anos, Robert Redford - (Foto: Anne-christine Poujoulat/AFP)

A morte do ator e cineasta Robert Redford, anunciada nesta terça-feira (16) aos 89 anos, provocou homenagens emocionadas de artistas e escritores em todo o mundo. Ícone de filmes como Três Dias do Condor e Golpe de Mestre, Redford também se destacou como diretor, produtor e grande incentivador do cinema independente, tendo criado o Festival de Sundance.

O escritor Stephen King relembrou a importância de Redford para a indústria cinematográfica: "Robert Redford morreu. Ele foi parte da nova e animadora Hollywood nos anos 1970 e 1980. Difícil de acreditar que ele já tinha 89 anos."

A atriz Marlee Matlin, vencedora do Oscar por CODA No Ritmo do Coração, destacou a relevância do festival fundado por Redford: "Nosso filme, CODA, recebeu atenção de todos por causa do Sundance. E o Sundance ocorreu por causa de Robert Redford. Um gênio morreu. Descanse em paz, Robert."

No Instagram, a comediante e atriz Rosie O'Donnell também prestou tributo: "Nós nunca mais seremos os mesmos. Boa noite, que legado."

Artistas brasileiros se uniram às homenagens. A atriz Sophie Charlotte publicou em seus stories: "Descanse em paz." Já a escritora Rosana Hermann escreveu: "Morreu Robert Redford. Uma estrela se apaga, mas a luz continua sua viagem."