Desafio de vídeo estreia na Copa Paulista e pode mudar decisões em campo
Ferramenta FVS permitirá que técnicos contestem gols, pênaltis e cartões nas semifinais do torneio
INOVAÇÃO NO FUTEBOLO futebol paulista vai adotar uma novidade já usada em esportes como vôlei, tênis e NBA: o desafio de vídeo. Chamado de Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte ao Futebol, o recurso será utilizado nas semifinais da Copa Paulista, que começam nesta sexta-feira.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) comunicou oficialmente o uso da tecnologia aos quatro clubes classificados: XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente, durante o Conselho Técnico realizado nesta segunda-feira. A Fifa já testou o sistema na Copa do Mundo Feminina Sub-20 e em outras competições menores.
O FVS permitirá que os treinadores contestem decisões dos árbitros em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado. Cada técnico terá direito a dois pedidos, que podem ser feitos com um gesto girando o dedo no ar e apresentando o cartão de solicitação ao quarto árbitro. Se o pedido for aceito, o técnico não perde o direito a outro desafio.
Após a solicitação, o árbitro principal vai até a cabine à beira do campo para analisar o lance com auxílio de um operador de replay, podendo manter ou alterar sua decisão.
“Com apoio da CBF e da FIFA, damos mais um passo com o Vídeo Suporte, colocando São Paulo na vanguarda da tecnologia no futebol e em sintonia com as melhores práticas mundiais”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Em 2025, a FPF já havia inovado com o impedimento semiautomático, sistema multibolas para acelerar reposições e a câmera do árbitro no Paulistão Feminino.
Os dois times que avançarem para a final da Copa Paulista garantirão vagas em torneios nacionais de 2026: o campeão escolhe entre a Copa do Brasil ou a Série D, enquanto o vice fica com a outra vaga. Nas semifinais, Comercial enfrenta XV de Piracicaba, e Grêmio Prudente mede forças com Primavera.