Redação | 15 de setembro de 2025 - 16h18

Evento mobiliza mais de mil pessoas e reforça papel das comunidades na preparação para a festa

Escolas de samba de Corumbá definem ordem dos desfiles de 2026; comunidades se mobilizam para garantir recursos

CULTURA
Zezinho Martinez, presidente da Liesco, durante evento em Corumbá, acompanhado por dirigentes das dez escolas de samba que participarão do Carnaval 2026 - Foto: Divulgação

As escolas de samba de Corumbá, responsáveis por um dos maiores carnavais do interior do país, já têm data e ordem definidas para os desfiles de 2026. A programação oficial será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na avenida General Rondon, com a participação das dez agremiações.

No domingo (15), desfilam Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. Na segunda (16), será a vez de Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira, Império do Morro (campeã de 2024), Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá.

Sem estrutura adequada nos barracões, as escolas têm buscado mobilizar as comunidades para garantir recursos e apoio aos preparativos. No último fim de semana, um evento promovido pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) reuniu mais de 1.200 pessoas na Chácara da Mil, em um encontro com churrasco, apresentações de baterias e passistas.

“O objetivo desses encontros é envolver a cidade e avisar o povo que o carnaval está chegando. Sem as comunidades, o carnaval não acontece”, disse o presidente da Liesco, Zezinho Martinez.

Enquanto Estado e prefeitura não confirmam o repasse de recursos, previsto para outubro, as escolas apostam em promoções e eventos para custear fantasias e alegorias. Para o carnavalesco Robson Lacerda, da Império do Morro, a mobilização fortalece o vínculo com a população. “As escolas são carentes de público e de recursos. Esses eventos da liga ajudam a trazer a comunidade para dentro dos barracões”, afirmou.

Veteranos e jovens se misturaram na celebração. Entre eles, Antero Sena Filho, 80, um dos fundadores da Vila Mamona. “Precisamos dessa união e harmonia para que o carnaval aconteça. Estamos todos de parabéns”, disse.

A programação seguirá até dezembro com novos encontros organizados pela Liesco. A partir de janeiro, a Fundação de Cultura do Pantanal assume a realização do carnaval nos bairros. O lançamento oficial da folia de 2026 está marcado para 12 de janeiro, na orla do Porto Geral, com show de sambistas locais.