TJMS inicia curso para formar novos conciliadores judiciais em Campo Grande
Capacitação promovida pelo Nupemec segue até sexta-feira e busca ampliar uso de métodos consensuais na solução de conflitos
JUSTIÇAO Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu início, nesta segunda-feira (15), ao 18º Curso de Formação de Conciliadores Judiciais, realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A capacitação segue até sexta-feira (19) na Sala de Cursos do Nupemec, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 1503, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.
O objetivo é qualificar novos conciliadores para conduzir sessões de conciliação conforme a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, estabelecida pela Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e em consonância com as diretrizes da Resolução nº 6/2016 da Enfam.
Valorização da autocomposição
O curso inclui conteúdos teóricos e práticos sobre mediação, conciliação e justiça restaurativa, abordando desde o panorama histórico dos métodos consensuais até ferramentas para promover o diálogo entre as partes.
Sob a coordenação do desembargador José Ale Ahmad Netto, o Nupemec busca ampliar o uso desses métodos em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o contrato interno de gestão firmado entre o TJMS, presidido pelo desembargador Dorival Renato Pavan, e o núcleo, reforçando o compromisso institucional com formas alternativas de resolução de conflitos.
Instrutora com experiência prática
A formação é ministrada por Cristiana Jeronimo Diniz Junqueira Mendes, instrutora de mediação e conciliação judicial do TJMS, facilitadora de Justiça Restaurativa e pós-graduanda em neurociência e desenvolvimento humano aplicado à mediação. Ela também atua como mediadora judicial.