Seminário em Campo Grande debate importância do rio Paraguai para MS
Evento reúne especialistas, artistas e autoridades nos dias 16 e 17 de setembro no Instituto Histórico e Geográfico
MEIO AMBIENTENos dias 16 e 17 de setembro, Campo Grande recebe o XIX Seminário de Desenvolvimento Institucional de Mato Grosso do Sul, com foco no rio Paraguai. O evento será realizado no Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS), na Avenida Calógeras, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Com o tema “Rio Paraguai – Patrimônio de MS”, o seminário pretende discutir o valor histórico, cultural e ambiental do rio, reunindo pesquisadores, artistas e representantes do poder público em uma série de mesas de debate e atividades culturais.
A programação tem início na terça-feira (16), com a mesa “Geografia e História”, mediada por Arlinda Cantero Dorsa e com participação dos palestrantes Arnaldo Menecozzi e Simone Mamede. Na sequência, haverá uma intervenção artística de Lenilde Ramos e, depois, a mesa “Cenário, Inspiração Cultural e Artística”, conduzida por José Augusto Carvalho dos Santos, com os convidados Yara Penteado e Ruberval Cunha.
Na quarta-feira (17), o debate se aprofunda em temas sociais e ambientais. A primeira mesa do dia será “Povos Ribeirinhos, Crenças, Costumes, Sustentabilidade”, com mediação de Madalena Greco e falas de Marlei Sigrist e Leonardo Sampaio Costa.
Um dos momentos mais esperados da noite será a participação do deputado estadual Renato Câmara, que vai falar sobre políticas públicas para preservação ambiental. Ele participa da mesa “Presente e Futuro – Conscientização e Políticas Públicas”, ao lado da professora Arlinda Cantero Dorsa, sob mediação de Ana Luzia Abrão.
“O Rio Paraguai precisa ser cuidado agora para que continue sendo fonte de vida no futuro. Nossa missão é buscar equilíbrio entre desenvolvimento e preservação”, afirmou o deputado Renato Câmara, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de MS.
O encerramento do evento ficará por conta da apresentação do Grupo Acaba. Durante os dois dias, também estará em exibição a mostra digital “Rio Paraguai: suas águas, seus cenários”, do fotógrafo Rachid Waqued.