Operação contra desmatamento ilegal começa nesta segunda em MS
Durante 10 dias, Ministérios Públicos e órgãos ambientais fiscalizam 17 estados sobre alertas de desmatamento no bioma Mata Atlântica
'MATA ATLÂNTICA EM PÉ'Começa nesta segunda-feira (15) a oitava edição da Operação Mata Atlântica em Pé, ação nacional de fiscalização contra desmatamento ilegal no bioma Mata Atlântica. O trabalho ocorre até 25 de setembro em 17 estados, inclusive Mato Grosso do Sul, com apoio dos Ministérios Públicos e órgãos ambientais.
O que vai ser feito
Inspeções remotas e vistorias de campo para verificar alertas de desmatamento e áreas suspeitas.
Cálculo de hectares desmatados ilegalmente, bloqueios de uso e autos de infração.
Aplicação de multas administrativas quando for constatada irregularidade.
Estados participantes
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe
Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo
Sul: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina
Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso do Sul
Em 2024, foram identificados cerca de 19.500 hectares desmatados ilegalmente no bioma, a partir de 1.635 alertas, resultando em R$ 143,1 milhões em multas. Houve aumento tanto nos alertas monitorados quanto nas propriedades vistoriadas.
A operação é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e pelo Ministério Público de Minas Gerais. Ferramentas como Mapbiomas Alerta e Atlas da SOS Mata Atlântica ajudam a identificar áreas críticas.
No dia 26 de setembro, será divulgado o balanço final da operação. Os dados incluem área total verificada, alertas atendidos, embargos e multas aplicadas. A divulgação será feita online.