Alison dos Santos avança e Juliana Campos lidera salto com vara no Mundial de Tóquio
Brasileiro garante vaga na semifinal dos 400 m com barreiras e compatriota volta a colocar o país na final do salto com vara após uma década
MUNDIAL DE ATLETISMOAlison dos Santos, o Piu, começou a disputa dos 400 m com barreiras no Mundial de Atletismo de Tóquio em ritmo controlado, mas com resultado seguro. No Estádio Nacional, onde conquistou o bronze olímpico em 2021, o brasileiro ficou em segundo lugar na bateria desta segunda-feira (horário local), com 48s48, e garantiu vaga na semifinal de quarta-feira. O catariano Bassem Hemieda venceu a série.
Com foco em poupar energia, Piu competiu abaixo do seu recorde pessoal de 46s29. Na semifinal, terá a companhia dos compatriotas Matheus Lima (48s15) e Francisco Viana (48s69), que também avançaram em busca de um lugar na decisão. Entre os principais rivais, o norueguês Karsten Warholm, atual campeão e recordista mundial (45s94), e o norte-americano Rai Benjamin, ouro em Paris-2024, também passaram de fase com tempos discretos: 48s56 e 48s15, respectivamente.
As eliminatórias desta segunda também trouxeram boas notícias para o Brasil nos 110 m com barreiras: Eduardo de Deus (13s45) e Thiago Ornelas (13s52) confirmaram presença nas semifinais.
Juliana Campos brilha no salto com vara - Na noite de domingo (horário brasileiro), Juliana Campos recolocou o Brasil na final do salto com vara após dez anos. Com uma apresentação impecável, a atleta passou todas as alturas sem falhas e garantiu a melhor marca da fase classificatória, com 4,60 m.
Juliana, que tem como recorde pessoal 4,76 m conquistados este ano em Silandro, na Itália, disputa a final também na quarta-feira. Ela tentará repetir o feito de Fabiana Murer, que levou prata em 2015, no Mundial de Pequim, e foi campeã em Daegu-2011 com 4,85 m. A brasileira chega confiante para brigar por medalha em Tóquio.