Ricardo Eugenio | 14 de setembro de 2025 - 20h24

Senado discute segurança jurídica para registro de terras em faixa de fronteira

Audiência na Comissão de Relações Exteriores analisa projeto que busca regulamentar imóveis em áreas estratégicas do país

TERRAS DE FRONTEIRA EM DEBATE
A senadora Tereza Cristina (PP) durante sessão no Senado; parlamentar é autora do requerimento para discutir regras de registro de terras em faixa de fronteira. - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Senado realiza na próxima quarta-feira (17), às 9h30, audiência pública para debater regras sobre o registro de terras públicas localizadas em faixas de fronteira. O encontro será conduzido pela Comissão de Relações Exteriores, a pedido da senadora Tereza Cristina (PP), relatora da proposta.

O tema está no Projeto de Lei 4.497/2024, de autoria do deputado Sebastião Medeiros (PP-PR), que pretende dar mais clareza e segurança jurídica ao processo de registro de imóveis nessas áreas, consideradas estratégicas do ponto de vista social, econômico e da soberania nacional.

Foram convidados para a audiência o advogado-geral da União adjunto, Junior Divino Fideles; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille; e o consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Naegeli Gondim. Também participarão representantes da Sociedade Rural Brasileira, da Anoreg/BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil) e de federações de agricultura de nove estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

Segundo Tereza Cristina, o debate permitirá alinhar mudanças legislativas às demandas da sociedade, garantindo maior legitimidade e eficácia às novas regras.

A proposta tramita junto a outras medidas sobre o tema, como a prorrogação, até 2030, do prazo para regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira, já aprovada pelo Congresso e que aguarda sanção presidencial.