Gustavo Faldon | 14 de setembro de 2025 - 19h20

São Paulo quebra tabu de cinco anos e vence Botafogo por 1 a 0

Dinenno marca o único gol e tricolor mantém esperança de vaga na Libertadores 2026

BRASILEIRÃO
Dinenno disputa a bola em São Paulo x Botafogo. - (Foto: Werther Santana/Estadão)

O São Paulo derrotou o Botafogo por 1 a 0 neste domingo, no Morumbi, pela 23ª rodada do Brasileirão 2025. O gol da vitória tricolor saiu aos 6 minutos, marcado por Dinenno.

Com o resultado, o São Paulo chega a 35 pontos e permanece na briga por uma vaga na próxima Libertadores, ocupando a sétima colocação. O Botafogo também soma 35 pontos, mas ainda tem dois jogos a menos que o rival.

Além da vitória, o triunfo encerra um jejum de cinco anos contra o Glorioso, período em que o tricolor acumulou cinco derrotas e cinco empates em dez confrontos.

Apesar dos problemas administrativos sob a gestão de Julio Casares, que incluem falta de transparência, vendas de jovens talentos por valores baixos e aumento da dívida do clube próxima de R$ 1 bilhão, Hernán Crespo mostrou novamente sua capacidade de superar adversidades dentro de campo.

O gol veio do argentino Dinenno, titular apenas devido a lesões de Calleri, Ryan Francisco e André Silva. Ele aproveitou um cruzamento de Enzo Díaz, antecipou-se à zaga e marcou seu primeiro gol pelo São Paulo. O atacante não balançava as redes desde agosto de 2024, quando ainda jogava pelo Cruzeiro, e havia participado de apenas 12 partidas devido a uma grave lesão no joelho.

No primeiro tempo, o ritmo do São Paulo caiu, mas o Botafogo, ainda abalado pela eliminação na Copa do Brasil e com um time reserva, não conseguiu reagir. Enzo Díaz ainda acertou a trave em cobrança de falta para o tricolor.

No segundo tempo, o domínio do São Paulo se manteve. O Botafogo tentou mudanças com Davide Ancelotti, mas sem sucesso. Rigoni quase ampliou para os donos da casa, chutando na trave nos acréscimos em sua reestreia pelo clube.

O São Paulo volta a campo na quinta-feira, no Equador, para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra a LDU, às 19h30. Já o Botafogo enfrenta o Mirassol no Nilton Santos na quarta-feira, às 19h30, em partida atrasada do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 0 BOTAFOGO

BOTAFOGO: Neto (Léo Linck); Vitinho, David Ricardo, Kaio e Marçal (Cuiabano); Danilo, Newton (Marlon Freitas), Allan (Matheus Martins) e Savarino; Jeffinho (Correa) e Chris Ramos Técnico: Davide Ancelotti.

SÃO PAULO: Rafael; Tolói, Sabino e Alan Franco (Arboleda); Cedric, Pablo Maia, Alisson (Marcos Antônio), Enzo Díaz (Wendell) e Rodriguinho (Luan); Tapia e Dinenno (Rigoni). Técnico: Hernán Crespo.

GOL: Dinenno, aos 6 do 1º tempo.

ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).

CARTÕES AMARELOS: Alan Franco, Marcos Antônio, Tapia (SPA); David Ricardo (BOT).

PÚBLICO: 38.713 torcedores.

RENDA: R$ 1.807.524,00.

LOCAL: MorumBis, em São Paulo (SP).