Juliano Galisi | 14 de setembro de 2025 - 08h10

Maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro por tentativa de golpe

Levantamento mostra que 54% são contra o perdão; Congresso discute proposta, mas STF já indicou que medida seria inconstitucional

DATAFOLHA
O ex-presidente Jair Bolsonaro no dia do julgamento que o condenou por trama golpista - (Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13) revela que 54% dos brasileiros rejeitam a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado. Outros 39% apoiam o perdão, enquanto 2% se disseram indiferentes e 4% não responderam.

O levantamento ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

No Congresso Nacional, aliados de Bolsonaro articulam uma proposta de anistia que poderia incluir tanto o ex-presidente quanto os envolvidos na invasão de 8 de janeiro de 2023. Porém, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já sinalizaram que a medida seria inconstitucional.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. A maioria dos demais réus também recebeu penas severas.

Entre os apoiadores do ex-presidente, há pressão por uma anistia “ampla, geral e irrestrita”. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), discute um texto alternativo que poderia reduzir as penas dos executores, mas sem incluir os mandantes.

A pesquisa Datafolha mostra ainda que a população é contrária ao perdão dos envolvidos diretamente na invasão e depredação da Praça dos Três Poderes:

A ofensiva golpista resultou em 1.628 ações penais no STF. Até agora, foram registradas 638 condenações: 279 por crimes mais graves e 359 por delitos de menor gravidade. Além disso, 552 acordos de não persecução penal (ANPPs) foram firmados para condutas consideradas leves.