Renata Pedini | 13 de setembro de 2025 - 15h10

Metade dos brasileiros defende prisão de Bolsonaro, aponta Datafolha

Pesquisa mostra que 50% querem ex-presidente preso após condenação no STF, enquanto 43% são contra

POLÍTICA
STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão; cumprimento da pena deve começar ainda em 2025 - Foto: Wilton Junior/Estadão

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (9) mostra que 50% dos brasileiros são favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Por outro lado, 43% dos entrevistados se disseram contra a medida.

O levantamento ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios entre segunda (8) e terça-feira (9). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a terceira vez que o instituto faz a mesma pergunta aos eleitores. Em abril, 52% defendiam a prisão e 42% eram contrários. Em julho, houve empate técnico, com 48% a favor e 46% contra. Agora, a pesquisa mostra nova ampliação da diferença.

Expectativa sobre cumprimento da pena

Outro ponto abordado pelo Datafolha foi a percepção da população sobre a execução da pena. Em abril, 52% acreditavam que Bolsonaro escaparia da prisão, contra 41% que viam chance de cumprimento da sentença. Em julho, os números ficaram estáveis (51% a 40%). Já na semana passada, durante o julgamento no STF, o cenário mudou: 50% passaram a acreditar que o ex-presidente será preso, enquanto 40% apostam no contrário.