MS destaca avanços na segurança do paciente em atenção materno-infantil
Estado apresentou iniciativas do Negesp em encontro nacional voltado à melhoria do cuidado obstétrico e neonatal no SUS.
SAÚDE PÚBLICAMato Grosso do Sul tem se consolidado como referência nacional em segurança do paciente na área materno-infantil. Durante a Reunião sobre Segurança do Paciente na Atenção Obstétrica e Neonatal, realizada pelo Conass entre 1º e 3 de setembro em Brasília, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) apresentou os avanços do Negesp (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia para a Segurança do Paciente).
O evento reuniu especialistas, integrantes da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, além de representantes dos núcleos estaduais, para alinhar estratégias que reforcem a proteção de gestantes, bebês e puérperas no SUS.
Segundo a coordenadora do Negesp/MS, Eduarda Tebet, o Estado tem investido em protocolos de regulação da gestante de alto risco, fortalecimento dos núcleos municipais e projetos como o de acolhimento à “segunda vítima”. A integração com a Atenção Primária e a vigilância em saúde também foram apontadas como pilares para reduzir riscos e salvar vidas.
Principais iniciativas
- criação do comitê estadual de segurança do paciente;
- publicação do regimento interno;
- elaboração de um plano de educação permanente, em parceria com a Escola Técnica do SUS, que prevê curso de 160 horas para técnicos e auxiliares de enfermagem;
- incentivo à implantação de Casas da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP);
- participação ativa em análises de casos de mortalidade materno-infantil.
Essas medidas fortalecem a vigilância, ampliam a qualidade da assistência e posicionam o Estado como protagonista no fortalecimento das políticas de segurança do paciente.