Agência Estado | 12 de setembro de 2025 - 19h45

'Canelo x Crawford' promete duelo histórico e deve bater recorde de bilheteria em Las Vegas

Com bolsas milionárias e estilos técnicos afiados, combate no Allegiant Stadium pode marcar época no boxe mundial

BOXE
Canelo Alvarez e Terence Crawford lutam em Las Vegas, Nevada, neste sábado. - (Foto: Steve Marcus/AFP)

O ringue do Allegiant Stadium, em Las Vegas, será palco neste sábado de um confronto que já desperta expectativas para figurar entre os maiores da história do boxe. O mexicano Saúl “Canelo” Álvarez e o norte-americano Terence Crawford medem forças em uma superluta que vai além dos cinturões: é um embate de estilos, legados e muita técnica.

Com ingressos esgotados e 60 mil espectadores esperados, a luta deve quebrar o recorde de bilheteria do boxe, hoje pertencente ao confronto entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao, realizado em 2015, que arrecadou mais de 72 milhões de dólares.

Tanto Canelo quanto Crawford são considerados hoje entre os maiores pugilistas do mundo, ao lado do japonês Naoya Inoue e do ucraniano Oleksandr Usyk. O mexicano, de 35 anos, já foi campeão mundial em cinco categorias diferentes — dos meio-médios aos meio-pesados — e possui um cartel de 67 lutas, com 63 vitórias (39 por nocaute), dois empates e apenas duas derrotas.

Já Crawford, aos 37 anos, chega invicto para o combate, com 41 vitórias, sendo 31 delas por nocaute. Ele foi campeão nas categorias meio-médio-ligeiro, meio-médio e médio-ligeiro, e impressiona pela versatilidade no ringue.

De acordo com a revista especializada The Ring, o embate entre os dois pode remeter a grandes lutas dos anos 80, protagonizadas por lendas como Sugar Ray Leonard, Marvin Hagler, Roberto Durán e Thomas Hearns.

Canelo é conhecido por sua capacidade de se adaptar ao estilo dos adversários durante a luta. Com excelente esquiva, costuma frustrar o ataque dos rivais e castigar com seu potente gancho de esquerda, seja no corpo ou na cabeça. Como peso supermédio — limite de 76,2 kg — tem mostrado força e velocidade desde 2020.

Por outro lado, Crawford chama atenção por ser ambidestro e lutar com a mesma precisão como destro ou canhoto. Seu jogo de pernas é refinado, e seus contra-ataques são considerados letais. A precisão nos golpes é um dos seus maiores trunfos.

Apesar do equilíbrio técnico, Canelo é apontado como favorito, especialmente se a luta terminar com nocaute nos rounds finais. Já Crawford pode levar vantagem caso o combate vá até os 12 rounds e seja decidido por pontos.

Fora do ringue, o único desequilíbrio está na premiação. Canelo, que tem contrato com a Riyadh Season — um dos maiores eventos culturais da Arábia Saudita —, receberá 150 milhões de dólares (cerca de R$ 802 milhões). Crawford, por sua vez, vai embolsar cerca de 10 milhões de dólares.

Mesmo com a diferença, o norte-americano afirma que está em busca de algo maior. “Esta luta vale mais pelo legado do que pelo dinheiro”, declarou.