Bia Haddad é eliminada do SP Open após atuação irregular e queda nas quartas de final
Número 1 do Brasil sofre virada diante da mexicana Renata Zarazua e se despede do torneio com 53 erros não forçados
TÊNISBeatriz Haddad Maia viveu uma sexta-feira para esquecer no SP Open, em São Paulo. Principal cabeça de chave do torneio e esperança brasileira na competição, a tenista foi derrotada pela mexicana Renata Zarazua por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/5) e 6/3, em partida marcada por uma oscilação intensa de rendimento e muitos erros não forçados — ao todo, foram 53.
A derrota nas quartas de final veio mesmo após um início dominante da número 27 do mundo, que chegou a abrir 3/0 no primeiro set. A mexicana, porém, mostrou equilíbrio emocional e aproveitou a instabilidade da brasileira para virar o jogo e avançar à semifinal do WTA 250 disputado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
A paulista começou a partida de forma arrasadora, pressionando com devoluções firmes e subidas agressivas à rede. Teve chance de abrir 4/0, mas perdeu o game e permitiu que Zarazua crescesse na partida. O empate veio com uma sequência de erros de Bia, que ainda sacou para fechar em 5/3, mas desperdiçou a chance. O set foi ao tie-break, e a mexicana aproveitou bola na rede da brasileira para fechar em 7/6.
Visivelmente abalada após perder o primeiro set, Bia passou a demonstrar impaciência, reclamando com a arbitragem, se ausentando para pausa de banheiro e se mostrando sem ritmo na parte física. A mexicana, por outro lado, manteve-se centrada e mais adaptada ao clima frio que caiu sobre o torneio à noite.
Mesmo com apoio das arquibancadas — onde estavam a mãe, a avó de 92 anos, a madrinha, a irmã e nomes como a jogadora Gabi (vôlei) e a skatista Dora Varella —, a brasileira não conseguiu retomar o controle emocional da partida.
O segundo set começou equilibrado, e Bia ainda esboçou reação ao buscar o empate em 3/3. No entanto, no oitavo game, com vantagem de 40 a 15, cometeu três erros seguidos e uma dupla falta, entregando o serviço. Na sequência, Zarazua confirmou seu saque e selou a vitória em 6/3.
Com o resultado, Bia deixa o torneio diante de uma adversária que, até então, tinha vencido nos dois encontros anteriores. A mexicana enfrentará a francesa Sarah Rakotomanga nas semifinais, enquanto a outra vaga na decisão será definida no duelo entre Janice Tjen (Indonésia) e Francesca Jones (Reino Unido).