TV ALEMS debate prazos eleitorais e regras para candidatos em 2026 no programa Ponto de Vista
Secretário judiciário do TRE-MS, Marcos Rafael, detalhou procedimentos para regularização do título e critérios de elegibilidade
ELEIÇÕES 2026A TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (TV ALEMS) dedicou a nova edição do programa Ponto de Vista à discussão dos prazos eleitorais para as eleições de 2026. O convidado especial foi o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE-MS), Marcos Rafael, que esclareceu pontos fundamentais do processo de regularização eleitoral para eleitores e futuros candidatos.
Na entrevista, foram abordados temas que geram dúvidas frequentes, como o fechamento do cadastro eleitoral, prazos para alistamento, transferência e regularização do título, além de regras de filiação partidária, desincompatibilização e os critérios de elegibilidade para quem pretende disputar cargos eletivos em 2026.
Segundo Rafael, compreender e cumprir corretamente os prazos é essencial para garantir a participação plena no processo democrático.
Compromisso com a cidadania
A escolha do tema reflete o compromisso da TV ALEMS em oferecer informações claras e de interesse público, reforçando o papel da comunicação institucional como ferramenta de transparência e fortalecimento da democracia em Mato Grosso do Sul.
Exibições do programa
O Ponto de Vista, apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, vai ao ar em diferentes horários da programação:
Segundas-feiras: 17h
Quintas-feiras: 12h
Sextas-feiras: 7h
Sábados: 16h30
Domingos: 14h45
A transmissão é feita no canal 7.2 (sinal aberto) para Campo Grande e região, e no canal 9 (TV a cabo) para Campo Grande e Dourados. Toda a grade também está disponível no site oficial da ALEMS e no canal oficial da Assembleia no YouTube.