Guardiola evita comparações e aposta na adaptação de Donnarumma no Manchester City
Técnico espanhol afirma que time vai explorar os pontos fortes do goleiro italiano, recém-chegado do PSG, e despista sobre estreia no clássico contra o United
FUTEBOL INTERNACIONALCom a missão de manter o Manchester City competitivo após mudanças no elenco, o técnico Pep Guardiola falou abertamente sobre a chegada do goleiro Gianluigi Donnarumma, contratado junto ao Paris Saint-Germain. A transferência ocorreu após a saída de Ederson para o Fenerbahce, da Turquia, encerrando um ciclo de conquistas marcantes com o arqueiro brasileiro.
Ainda que Donnarumma tenha um estilo bem distinto do antecessor — especialmente na reposição de bola —, Guardiola rejeita comparações diretas. Para o treinador, o foco é adaptar o modelo de jogo às qualidades do novo goleiro, e não exigir que ele reproduza o desempenho do antigo titular.
"Não contratamos Gigi para fazer o que Ederson fez. Gigi tem outra qualidade", declarou Guardiola. “Sempre tento me adaptar à qualidade dos jogadores. Não vou exigir que Gigi faça algo desconfortável. Estamos falando do melhor jogador que já vi na distribuição, curta ou longa, sobre Ederson.”
A fala demonstra confiança no potencial de Donnarumma, ainda que parte da torcida do City tenha demonstrado dúvidas sobre a contratação. Conhecido pela segurança em jogos grandes, o italiano chega com a responsabilidade de suprir a ausência de uma peça chave da era Guardiola.
Estreia indefinida no clássico
O técnico manteve o mistério sobre a possível estreia de Donnarumma no clássico contra o Manchester United, válido pela Premier League, neste domingo. O confronto é aguardado com expectativa por marcar a primeira oportunidade do italiano vestir a camisa do City em uma partida oficial.
Apesar de ter conhecido o goleiro apenas na última quarta-feira e ainda não tê-lo visto treinar, Guardiola destacou sua experiência e presença de campo. “Ele é tão alto, tão enorme, e tem uma grande presença nos grandes palcos. O que ele fez na Liga dos Campeões na temporada passada, no Villa Park, em Anfield, em muitos jogos, prova o quão bom ele é”, afirmou.
James Trafford, goleiro inglês de 21 anos, foi o titular nas três primeiras rodadas do Campeonato Inglês. A dúvida sobre quem começará jogando diante do United foi respondida por Guardiola com um enigmático: “Veremos”.
Confiança em evolução
Guardiola frisou que a adaptação de Donnarumma ao estilo do City será gradativa e que confia na capacidade do goleiro de contribuir em alto nível. Para ele, o segredo está em fazer com que o time jogue de acordo com as virtudes do elenco atual — e não em tentar replicar fórmulas antigas.
A aposta no goleiro italiano também sinaliza uma possível mudança de postura no sistema defensivo da equipe, que pode abrir mão de algumas dinâmicas tradicionais para explorar melhor a envergadura, o posicionamento e o reflexo do novo camisa 1.
“Ele tem outra qualidade”, repetiu Guardiola, sugerindo que o torcedor precisará de tempo para conhecer o novo perfil defensivo do time. Com experiência internacional e títulos na bagagem, Donnarumma chega com credenciais para encarar o desafio.