Victor Ohana (Broadcast) | 11 de setembro de 2025 - 21h00

Lula e chanceler da Alemanha reforçam apoio ao acordo Mercosul-União Europeia para 2025

Líderes também discutiram transição energética, meio ambiente e confirmaram presença na COP30 em Belém

MUNDO
Lula conversou com telefone com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na tarde desta quinta-feira, 11. - (Foto: Ralf Hirschberger/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta quinta-feira (11), com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o diálogo durou cerca de 30 minutos e teve como ponto central a expectativa de assinatura do acordo Mercosul-União Europeia ainda em 2025.

Em comunicado, a Secom informou que os dois líderes “saudaram o encaminhamento do Acordo Mercosul-União Europeia para apreciação pelo Conselho Europeu” e reforçaram apoio para que o tratado seja firmado no próximo ano. A iniciativa é vista como um gesto de compromisso de ambos os blocos com o livre-comércio, o desenvolvimento e o fortalecimento de um sistema multilateral de comércio regido pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Durante a conversa, Lula e Merz confirmaram que o Brasil será o país homenageado da Feira Industrial de Hannover em 2026. Além disso, decidiram realizar a terceira Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível em 2025, em data que ainda será definida pelos canais diplomáticos.

De acordo com a nota oficial, os dois chefes de Estado reafirmaram o compromisso com a defesa da democracia e do multilateralismo, além de destacarem a importância da cooperação em áreas como comércio, transição energética e mudanças climáticas.

Lula também ressaltou a relevância da COP30, que será realizada em Belém, como um marco para reunir compromissos internacionais mais ambiciosos diante da crise climática. Merz assegurou que a Alemanha enviará uma delegação de alto nível ao evento, demonstrando apoio às discussões ambientais lideradas pelo Brasil.