Ministro diz que EUA devem recuar de tarifas para carnes, frutas e café
Após retirada de taxa sobre a celulose, Paulo Teixeira aposta em queda de outras tarifas impostas aos produtos brasileiros
COMÉRCIO INTERNACIONALO ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo dos Estados Unidos está dando sinais de recuo na política de tarifas comerciais contra o Brasil. Após a retirada da taxa de 10% sobre a celulose brasileira, anunciada na quarta-feira (10), Teixeira disse acreditar que as próximas reduções devem atingir produtos como carnes, frutas e café.
“Os americanos não aguentam pagar o preço que estão pagando. E eles só estão pagando mais caro por conta de tarifas”, declarou o ministro, durante evento de divulgação do 12º levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da Conab, em Brasília. “O Brasil fornece os melhores produtos com os preços mais baratos, mas o tarifaço encareceu esses produtos lá, e eles continuam comprando”, completou.
Redução de tarifas e custo ao consumidor americano
O ministro fez questão de reforçar que os custos para o consumidor norte-americano aumentaram devido às sobretaxas impostas sobre produtos brasileiros, e que a pressão interna nos EUA pode levar à reversão de outras medidas tarifárias.
O recuo sobre a celulose é visto pelo governo brasileiro como um passo inicial para a reabertura de negociações comerciais mais equilibradas. A celulose brasileira é um dos insumos mais utilizados pela indústria americana de papel e embalagens.
Associação entre tarifas e julgamento de Bolsonaro
Em um comentário que relacionou economia e política, Teixeira mencionou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ocorre na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), como pano de fundo para o atual cenário. Para o ministro, há uma expectativa de que a “racionalidade econômica” retorne após o fim do julgamento, previsto para sexta-feira (12).
“O voto do ministro Luiz Fux foi importante para mostrar que o julgamento é imparcial e justo”, afirmou Teixeira. Fux votou pela absolvição de Bolsonaro, divergindo do relator Alexandre de Moraes e do ministro Flávio Dino. Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que devem ser apresentados nesta quinta.
Evento reuniu ministros e o vice-presidente
O ministro Paulo Teixeira participou do evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Na ocasião, foi divulgado o 12º e último levantamento da safra de grãos 2024/2025. O encontro teve forte componente político e econômico, com destaque para os esforços do governo em retomar competitividade no mercado externo e responder às pressões internas do agronegócio por maior acesso a mercados internacionais.