Fernanda Kintschner | 11 de setembro de 2025 - 12h50

Bienal do Pantanal reúne mais de 70 atrações em edição inédita em Mato Grosso do Sul

Evento literário acontece entre os dias 4 e 12 de outubro, com entrada gratuita e presença de nomes como Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Almir Sater

BIENAL DO PANTANAL
1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul será realizada de 4 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo - (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul receberá pela primeira vez uma Bienal do Livro. A edição de estreia da Bienal do Pantanal está marcada para acontecer entre os dias 4 e 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A programação gratuita soma mais de 70 atividades, divididas em 108 horas, com conferências, oficinas, palestras, exibição de filmes e shows.

O evento, que funciona de segunda a sexta das 9h às 21h e aos finais de semana das 10h às 22h, tem realização do Instituto Ímole, Instituto Curumins, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e da Câmara Federal, via emendas parlamentares.

Entre as atrações de destaque já confirmadas estão:

A Bienal contará com 23 conferências, distribuídas em 19 temas distintos, além de seis palestras, oficinas de quadrinhos, curso de escrita criativa, shows musicais e a Mostra Curta Bienal, que exibirá oito filmes.

A iniciativa também tem foco na formação de novos leitores e criadores. Durante os dias 6 e 10 de outubro, haverá uma programação dedicada a alunos da rede pública, com contação de histórias, batalhas de rimas e mostra de cinema com produções locais.

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas poderão participar de um concurso de escritores, que distribuirá R$ 24 mil em premiações. As informações completas sobre o concurso estão disponíveis através do e-mail: producaobienalpantanal@gmail.com.

O projeto é patrocinado pela Inpasa e conta com recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Zeca do PT (PT), Mara Caseiro (PSDB), Gleice Jane (PT) e Renato Câmara (MDB), além de emendas federais, com financiamento do Fundo Nacional de Cultura e do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura).

Mais informações estão disponíveis no site oficial www.bienalpantanal.com.br e nas redes sociais, pelo perfil @bienalpantanal.