Gabriel de Sousa | 10 de setembro de 2025 - 17h30

Homem é detido após tentar invadir o Palácio do Planalto e ser atingido por tiros de borracha

Catarinense de 54 anos avançou sobre a rampa presidencial e foi contido por agentes do GSI durante a madrugada

TENTATIVA DE INVASÃO
Fachada do Palácio do Planalto, em Brasília. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

Na madrugada desta quarta-feira (10), um homem tentou forçar a entrada no Palácio do Planalto, em Brasília, por volta das 3h30. Identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, de 54 anos e natural de Santa Catarina, ele foi contido após ser atingido por disparos de bala de borracha efetuados por agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), antes de atirar, os seguranças ordenaram verbalmente que o invasor parasse a aproximação pela rampa presidencial. Como ele não obedeceu, os agentes dispararam duas vezes, atingindo o homem no quadril e na perna.

Após ser imobilizado, Leonildo foi levado à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde deve prestar depoimento. A investigação busca esclarecer as motivações que o levaram a tentar invadir a sede do Poder Executivo.

O episódio reacende a discussão sobre a segurança de prédios públicos em Brasília, especialmente no Palácio do Planalto, símbolo maior da Presidência da República.