Rafael Rodrigues | 10 de setembro de 2025 - 11h55

Com bolsas de até R$ 1.500, alunos de MS iniciam formação técnica em áreas industriais

Programa do Senai e da Arauco chega a Três Lagoas, Paranaíba e Inocência, capacitando jovens e adultos para o setor de celulose e papel

EDUCAÇÃO
São mais de 500 vagas em cursos técnicos gratuitos voltados para áreas como automação, eletrotécnica, logística, mecânica, química, celulose e papel - (Foto: Senai)

Na noite desta última terça-feira (9), o auditório do Senai em Três Lagoas ficou lotado para a aula inaugural do programa “Abrace este Projeto”, iniciativa que promete mudar vidas e fortalecer a economia do leste de Mato Grosso do Sul. O projeto é fruto da parceria entre o Senai/MS e a empresa Arauco, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o setor de celulose e papel, que segue em franca expansão na região.

São mais de 500 vagas em cursos técnicos gratuitos voltados para áreas como automação, eletrotécnica, logística, mecânica, química, celulose e papel. As turmas terão aulas em período integral e noturno, e os alunos receberão bolsas mensais de até R$ 1.500, incentivo que abre espaço tanto para jovens em busca do primeiro emprego quanto para adultos que desejam retomar a carreira.

Para Rodrigo Bastos, gerente do Senai de Três Lagoas, o programa tem dimensão dupla: atender às necessidades da indústria e oferecer oportunidade de transformação social. “É a formação de técnicos para operação e manutenção, mas também a chance de mudar a vida de centenas de famílias. É uma oportunidade única de crescimento profissional”, afirmou.

Projeto é parte da estratégia da Arauco de promover desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua

O impacto da iniciativa também foi destacado por Mário Ribeiro, gerente executivo de manutenção industrial da Arauco. Ex-aluno do Senai, ele lembrou da própria trajetória. “Entre indústria, florestal e logística, o projeto demandará 6 mil trabalhadores diretos. Nossa missão é preparar essa juventude que é daqui. O desenvolvimento é para a região, mas também para a comunidade local”, disse.

Expansão para outras cidades - Após Três Lagoas, a programação do “Abrace este Projeto” segue nesta quarta (10) em Paranaíba, no auditório da Escola Estadual Aracilda Cícero, e na quinta (11) em Inocência, no Centro de Convivência Ilda Tomázia da Silva. A nova fábrica de celulose em construção no município de Inocência será um dos polos de absorção da mão de obra formada.

O projeto é parte da estratégia da Arauco de promover desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, ao lado da expertise do Senai na formação profissional. Para além de preparar técnicos para a indústria, o programa busca oferecer autonomia financeira, inclusão social e novos horizontes para centenas de famílias sul-mato-grossenses.