Leonardo Neto | 10 de setembro de 2025 - 11h00

Justiça determina penhora da herança de João Marcelo Gilberto em disputa com Paula Lavigne

Filho de João Gilberto e Astrud Gilberto foi condenado a indenizar a produtora por danos morais após ofensas em redes sociais

VARIEDADES
João Gilberto com o filho João Marcelo Gilberto. - (Foto: Álbum de família)

A Justiça determinou a penhora de parte da herança de João Marcelo Gilberto, filho de João Gilberto com a cantora Astrud Gilberto, para garantir o pagamento de uma indenização de R$ 49,2 mil à produtora Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso.

João Marcelo já havia sido condenado por danos morais após publicar ofensas contra Paula em suas redes sociais, em 2018. Na época, ela moveu uma ação judicial contra o músico, que desde então recorre das decisões.

As ofensas ocorreram em meio a uma disputa familiar. Em 2017, Bebel Gilberto, meia-irmã de João Marcelo e filha de Miúcha com João Gilberto, entrou na Justiça para interditar o pai, que ficou sob seus cuidados até a morte, em 2019. A decisão não foi aceita por João Marcelo, que passou a atacar pessoas próximas à irmã — entre elas, Paula Lavigne, amiga de infância de Bebel.

Na defesa apresentada à Justiça, João Marcelo alegou que a penhora comprometia valores essenciais para a sua subsistência. No entanto, os argumentos foram rejeitados pela 17ª Vara Cível, que manteve a decisão de bloqueio.

Até a última atualização, os advogados das partes não haviam se manifestado sobre o caso.