Redação | 10 de setembro de 2025 - 08h31

Brasil encerra Eliminatórias com pior campanha da história, mas garante vaga na Copa de 2026

Seleção terminou em quinto lugar com apenas 28 pontos e 51% de aproveitamento, números inéditos desde que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos, em 1996

PIOR CAMPANHA
Bolívia ganha do Brasil e pode se classificar para Copa de 2026 - (Foto: Getty Images)

A Seleção Brasileira fechou as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com a sua pior campanha da história. A derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nesta terça-feira (9), em El Alto, consolidou o Brasil na quinta posição, com apenas 28 pontos e um aproveitamento de 51%.

Desde 1996, quando o formato de pontos corridos foi adotado, o Brasil nunca havia terminado com menos de 30 pontos. O pior desempenho até então tinha sido na corrida para o Mundial de 2002, quando a equipe somou 30 pontos e mesmo assim acabou campeã na Coreia do Sul e no Japão.

Marcas negativas inéditas

Apesar da campanha ruim, a Seleção não precisará disputar repescagem, já que o regulamento atual classifica os seis primeiros colocados diretamente para o Mundial. Além disso, o Brasil estará entre os cabeças de chave, por ocupar posição entre os nove primeiros do ranking da Fifa.

Histórico em pontos corridos

2002 30 pontos 3º lugar 2006 34 pontos 1º lugar 2010 34 pontos 1º lugar 2018 41 pontos 1º lugar 2022 45 pontos 1º lugar 2026 28 pontos 5º lugar

O desempenho acende o alerta para a Seleção, que chega ao Mundial classificada, mas sob desconfiança, após registrar números inéditos de queda em quase três décadas de Eliminatórias.