TJMS - Notícias | 09 de setembro de 2025 - 18h30

Protocolo Ipê Lilás capacita servidores em São Gabriel do Oeste

Oficina reforça rede de proteção às mulheres e orienta profissionais do Tribunal de Justiça de MS sobre acolhimento e enfrentamento da violência

JUSTIÇA
Protocolo Ipê Lilás capacita servidores em São Gabriel do Oeste. - (Foto: TJMS - Notícias)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) promoveu, na última quinta-feira (4), em São Gabriel do Oeste, mais uma oficina de capacitação do Protocolo Ipê Lilás. A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, reuniu 16 profissionais do Judiciário local para discutir estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra a mulher.

A formação contou com a presença da juíza Samantha Ferreira Barione, diretora do Foro e titular da 1ª Vara Cível e Criminal, e do juiz Marcus Abreu de Magalhães, titular da 2ª Vara Cível e Criminal da comarca. Ambos destacaram a relevância da ação para o fortalecimento da rede de apoio e a ampliação da conscientização sobre o tema.

“Normalmente falamos sobre violência doméstica e familiar a públicos heterogêneos, composto por jurisdicionados e jurisdicionadas. O Protocolo Ipê Lilás é uma forma de olhar as mulheres do Judiciário, as que normalmente cuidam e acolhem as vítimas são, agora, também cuidadas e acolhidas”, afirmou a juíza Samantha Ferreira Barione.

A programação abordou o contexto histórico e cultural da violência de gênero, os diferentes tipos de agressão e o ciclo da violência, além da Lei Maria da Penha. Também foram discutidos procedimentos de avaliação de risco, medidas de segurança, acolhimento psicossocial e a importância de denunciar casos de agressão por meio do canal interno de atendimento do Protocolo Ipê Lilás.

“O protocolo também permite que homens e mulheres acurem sua percepção para identificar as diversas formas de violência que recaem sobre as mulheres do nosso convívio, auxiliando na identificação das vítimas e trabalhando para interromper ações e ciclos de violência. Sem dúvida é mais um mecanismo muito importante de combate à violência contra a mulher”, completou a magistrada.

A oficina foi conduzida por uma equipe especializada, formada por profissionais da Assessoria de Inteligência, da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJMS. Entre os formadores estavam a delegada Aline Gonçalves Lopes, a analista judiciária Ana Eliza Matos, a assistente social Vanessa Vieira e a psicóloga Thalita Barea de Moraes.

Criado para proteger juízas, servidoras, colaboradoras e estagiárias do Poder Judiciário, o Protocolo Ipê Lilás vai além de medidas de segurança. Ele propõe reflexão sobre a violência de gênero e busca tornar a atuação jurisdicional mais eficiente e humanizada, reforçando o compromisso do TJMS com a promoção da igualdade e da proteção às mulheres.