Douglas de Lima Vieira | 09 de setembro de 2025 - 15h05

Fumacê passa por sete bairros de Campo Grande para combater o Aedes

Aplicação do inseticida UBV será feita das 16h às 22h em bairros com foco em reduzir riscos de dengue, Zika e chikungunya

SAÚDE PÚBLICA
Veículo do fumacê em ação em Campo Grande durante aplicação do inseticida contra o Aedes aegypti. - (Foto: Divulgação)

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, será intensificado nesta terça-feira (9) em Campo Grande com a ação do serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), será realizada das 16h às 22h nos seguintes bairros: Panamá, Santo Amaro, Vila Sobrinho, Vila Carvalho, Jardim Centenário, Tarumã e Lageado.

A Prefeitura orienta que, para maximizar a eficácia do inseticida, os moradores deixem portas e janelas abertas, permitindo que o produto atinja os locais mais propícios à presença dos mosquitos. O serviço pode ser adiado ou cancelado em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina, condições que comprometem a dispersão do veneno.

O inseticida atua sobre os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas — responsáveis por transmitir as arboviroses — mas pode afetar outras espécies. Por isso, a aplicação deve ser feita com cautela.