Latam retoma voos comerciais em Dourados após mais de quatro anos
Primeira decolagem do Airbus A319 aconteceu nesta segunda-feira (8) com 94% de ocupação; expectativa é de ampliar rotas
INTERIORDepois de mais de quatro anos sem operações regulares, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, a 250 km de Campo Grande, voltou a receber voos comerciais. O primeiro embarque da Latam Airlines aconteceu ontem (8) com 94% de ocupação do Airbus A319, que decolou às 9h25 rumo a São Paulo.
O voo inaugural de Dourados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos teve a área de check-in lotada e filas formadas por passageiros ansiosos pelo retorno da linha aérea. O primeiro pouso ocorreu às 8h25, cerca de 15 minutos antes do previsto.
Segundo a Latam, a procura pelos próximos voos já supera 90% de ocupação, o que é considerado acima da média para o início de uma rota. “Estamos muito satisfeitos com o início da operação em Dourados e, certamente, estudaremos ampliar o número de voos semanais”, afirmou Elisa Pereira, gerente de Aeroportos da companhia.
O retorno das operações foi comemorado por passageiros que embarcaram no voo inaugural. O jornalista Valfrido Silva destacou a praticidade da nova conexão:
“Com a retomada dos voos comerciais tudo fica mais próximo. Em poucas horas consigo estar em Porto Alegre para visitar meus netos”, disse.
Para o empresário Ben Hur Laprano, a mudança representa ganho para toda a região:
“Antes, era preciso viajar três horas até Campo Grande para embarcar. Agora esperamos que os voos se tornem diários, o que vai beneficiar muito a economia local”, afirmou.
Outro passageiro, o empresário Adilson Pimenta, ressaltou o impacto positivo para os negócios:
“Essa retomada conecta Dourados com o mundo. Facilita parcerias, amplia oportunidades e torna a cidade mais atrativa para novas empresas”, avaliou.
A retomada em Dourados faz parte da expansão da Latam no Brasil. Só no primeiro semestre de 2025, a companhia ofertou 22,6 milhões de assentos no mercado doméstico e 4,3 milhões no internacional. Neste semestre, a empresa inaugurará 12 novas rotas nacionais e seis internacionais, além de ampliar operações em cidades como Bonito, Parnaíba (PI) e agora Dourados.